top of page

Não à soberba!

NÃO à soberba na fé cristã!


“Estavam em pé, junto à cruz de Jesus” (Jo 19:25).

Os seus amigos, discípulos e familiares estavam em pé diante da cruz de Jesus olhando para ele crucificado, já em seus momentos finais. Pelas circunstâncias, poderia dar a impressão de que os que estavam em pé estavam em vantagem diante de Jesus que estava crucificado no alto de uma cruz à beira da morte. 


No entanto, Jesus estava no alto onde é o seu lugar enquanto os outros estavam em pé aos pés da sua cruz, olhando para o Alto, i.e., para o Altissimo. Estar aos pés da cruz de Cristo em pé, sentado, de joelhos, deitado, não importa a posição do corpo, é estar firme na sua presença. Contudo, nem sempre estar de pé significa estar de pé diante de Jesus, ou seja, estar firmado em sua presença, em comunhão com ele, fortalecido na fé. Muitos estão na igreja, mas o seu coração não está em Cristo, como diz a Escritura: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15‬:‭8‬).


Estejamos sempre aos pés de Cristo. Nunca pensar que estamos de pé, i.e., firmes e fortes na fé o bastante após termos sido fortalecidos por Deus. Não permitamos que o nosso coração se exalte, pois transgrediríamos contra o Senhor nosso Deus e isso seria a nossa própria ruína. Mas, saibamos que somos dependentes do Senhor Jesus que veio ao mundo para que nós tivéssemos vida por meio dele. (1 Jo 4‬:‭9‬).


Não sejamos arrogantes, prepotentes, orgulhosos, mas sejamos sempre tementes a Deus, obedecendo sua instrução sem lhe sobrepor nova direção a partir da nossa vontade particular.

Só porque Deus o ajudou maravilhosamente, tornando-o forte e poderoso, o rei Uzias pensou que podia fazer tudo. Mas ele se esqueceu de que poderia fazer tudo somente dentro daquilo que Deus lhe permitia fazer, sem ultrapassar os limites estipulados por Deus.


Todavia, ele quis mais! Ele queria muito além do que Deus lhe havia dado. Ele queria ter poder sobre todas as coisas e não apenas sobre aquelas que lhe foram dadas por Deus. Isso configurou a sua rebeldia contra Deus, um ato de desobediência e de declaração de independência de Deus como se a vontade de Deus fosse colocada em segundo plano. 


“A fama de Uzias se espalhou por toda parte. E ele se tornou muito poderoso, pois Deus o ajudava. Porém, quando se tornou assim poderoso, Uzias ficou cheio de orgulho, e essa foi a sua desgraça. Ele pecou contra o Senhor, seu Deus, pois entrou no Templo para queimar incenso no altar do incenso. e o enfrentaram, dizendo: — Ó rei, o senhor não pode queimar incenso ao Senhor Deus. Só têm esse direito os sacerdotes, os descendentes de Arão, que foram separados para este serviço. Saia deste Lugar Santo, pois o senhor pecou contra Deus, e por isso ele não vai abençoá-lo. Ao ouvir isso, Uzias ficou furioso com os sacerdotes. Ele estava ali no Templo, perto do altar do incenso, segurando o queimador de incenso. E, no momento em que ficou furioso, uma doença contagiosa da pele apareceu na sua testa” (2 Cr 26‬:‭15‬b-16‬,18‬-19‬).


“Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1 Co 10‬:‭12‬).

“Então, se vocês pensam que são fortes o bastante para permanecerem firmes, tomem cuidado para não caírem!”

‭‭1 Coríntios‬ ‭10‬:‭12‬ ‭BLT‬‬


“Portanto, tenham cuidado. Se você está pensando: “Eu nunca faria uma coisa dessas”, que isso lhe sirva de advertência. Porque você também pode cair em pecado.”

‭‭1 Coríntios‬ ‭10‬:‭12‬ ‭NBV-P‬‬


“Assim, aquele que pensa que está firme na fé, tenha cuidado para não cair.”

‭‭1 Coríntios‬ ‭10‬:‭12‬ ‭VFL‬‬


“Portanto, aquele que pensa que está firme tenha cuidado, não caia.”

‭‭1 CORÍNTIOS‬ ‭10‬:‭12‬ ‭BPTEX‬‬


“Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam.”

‭‭1Coríntios‬ ‭10‬:‭12‬ ‭NVT‬‬


Pois,

“O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda” (Pv 16‬:‭18‬).


Comentários


Destaque
bottom of page