top of page

ICEBERG TEM CORPO!

Iceberg — topo e profundidade: análogo às raizes profundas desde a infância.

Conflitos emocionais: como reagimos diante de determinadas situações, o que manifestamos?

Caotização sentimental: a gente sabe que ama alguém, mas não o tolera, nem o suporta.

A ponta do iceberg é o local onde os conflitos emocionais ocorrem e caotizam os sentimentos; é a parte visível do problema. O corpo do iceberg é o local onde residem os sentimentos; é a parte invisível do problema onde jazem suas raizes, inacessível aos olhos, mas é a base sustentadora das emoções.

Não é o que os olhos podem ver, mas, principalmente, “o que os olhos não podem ver” — incapacidade cognitiva ou ausência de discernimento espiritual. Eis o ponto onde é possível tirar a venda dos olhos, exatamente onde não se pode enxergar a origem do problema, local que propicia a revelação que conduz à solução para os problemas existenciais.

Olhos fixos em Jesus, pois intelectualidade não liberta a alma, apenas massageia.

Talvez seja verdade que um sobrevivente do Titanic tenha dito: “Nem Deus pode afundar este navio!”. Verdade ou não, olha o que aconteceu. A verdade é que o poder de Deus está acima de toda engenharia humana; sobrepuja toda razão. Lógico, isso é para quem crê.

Mas quem acredita?! Ou, quem prefere não dar créditos a Deus para não parecer fanático, bitolado, e críticas afins? Por isso, permanecem com suas mentes anestesiadas pelo sucesso, pelo poder, pelo intelecto, pelo racional. Mas, uma hora o efeito da anestesia passa. E aí? Quem será lembrado para cuidar? Justamente aquele de quem não se fala quando se está bem; aquele cujo nome nem se pronuncia quando se está bem porque fazê-lo seria equivalente a PONTUAR MENOS na escala “egossocial”. Diz o próprio Deus: “Quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lc 12:9). “Qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem” (Lc 9:26).


Commentaires


Destaque
bottom of page