A fidelidade do fiel publicano pecador
Disse um publicano: “Eu não estou indo para a igreja”. Então, ele disse ao Senhor que temia por aquilo. Imediatamente, o Senhor o fez lembrar-se de 2 Tm 1:7 — “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. E lhe deu o seguinte entendimento: muitos estão indo para a igreja, mas a questão não é estar na igreja; a questão é estar em Cristo, com Cristo, ser de Cristo.
Muitos estão na igreja, mas não estão com Cristo, e, por isso, perdem-se dentro da própria igreja. Por outro lado, muitos não estão na igreja (física), mas nem por isso deixam de estar com Cristo, pois continuam sendo templo do Espírito Santo.
Há uma grande diferença entre estar em Cristo e estar na igreja, visto que o mais importante não é estar na igreja-prédio, mas estar na Igreja-Noiva, pois a primeira pode falar de Cristo, mas não obedece “completamente” aos ensinamentos de Cristo (visam o próprio interesse em detrimento do propósito de Cristo) — veja-se que “Cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto (Lc 6:44) e “Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Observai e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam” (Mt 23:2,3); a segunda, agrada ao Noivo em tudo, principalmente na obediência aos seus ensinamentos a fim de alcançar o propósito de Cristo.
🎼Eu quero estar com Cristo onde a luta se travar🎵 🎶No lance imprevisto na frente me encontrar🎵 🎶Até que O possa ver na glória se alegrando da vitória onde Deus vai me coroar🎵
Então, o Senhor revela: “Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós. Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o SENHOR. Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando (Jr 29:8, 9,11). E confirma sua presença e que é ele quem está em tudo isso, e não uma presença maligna: “É temeram. Porém ele lhes disse: Sou eu, não temais” (Jo 6:19,20).
Portanto, não se incomode com aqueles que se incomodam com você, pois Deus não está incomodado com você, e sim operando grandes coisas em você, do jeito dele, no tempo dele, e não do jeito que os homens pretendem nem de acordo com o legalismo deles.
Apesar de parecer estranho, você está em obediência a Cristo ao contrário do que os outros aparentam quando se mostram cumpridores de preceitos eclesiásticos, deixando de lado coisas mais importantes, desprezando a justiça e o amor de Deus (Lc 11:42).
Aguarde, e você verá se cumprir em sua vida o propósito de Deus.